DirectX é um conjunto de componentes no Windows que permite que software, principalmente e sobretudo jogos, trabalhe diretamente com o hardware de vídeo e áudio. Os jogos que usam DirectX podem usar os recursos do acelerador de multimídia integrados ao hardware de forma mais eficiente, o que melhora a experiência multimídia geral.
A funcionalidade do DirectX é provida na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, como também administrador de objetos.
Componentes
Os componentes que incluem o DirectX são:
- DirectDraw: para desenhos de gráficos 2D.
- Direct3D: para desenhos de gráficos 3D.
- DirectInput: para distribuição de dispositivos de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.
- DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.
- DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.
- DirectSound3D (DS3D): para a reprodução de sons 3D.
- DirectMusic: para reprodução de trilhas sonoras ou tocadas no DirectMusic Producer.
- DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.
- DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.
- DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.
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